2 de out. de 2007

Direitos Autorais a as Transformações na Indústria da Cultura

O espírito democrático é provavelmente a melhor coisa que existe na "aldeia global". A internet opera segundo regras que permitem o acesso a todo tipo de informação a praticamente qualquer pessoa ( a limitação, óbvio, é o acesso à conexão ).
Porém, leis e ordem sempre foram necessários, e a questão dos direitos autorais deve ser observada por quem põe à disposição obras artísticas autorais. Uma ferramenta interessante que deveria ser conhecida por todos, é o Creative Commons, que merece uma estudada, pois em alguns casos ( não todos) pode ser usada e é gratuíta.

Para um primeiro contato com o assunto, ouça o seguinte podcast: http://www.podcastdirectory.com/podshows/787220.

Quem tiver interesse e banda larga, vale baixar o vídeo: Good Copy, Bad copy.
http://thepiratebay.org/tor/3720299/Good_Copy_Bad_Copy_%28Legendas_PTBR%29
Clicando nos links, vai baixar um torrent que permite baixar o vídeo (eu baixei usando o Ares).
Bruno Magrani em culturalivre.org.br explica do que se trata esse documentário:
"Andreas Johnsen, Ralf Christensen e Henrik Moltke lançaram o melhor documentário sobre direitos autorais e cultura já feito até hoje. Com entrevistas que vão desde o DJ Girl Talk, até o produtor nigeriano Charles Igwe e passando pelo presidente da International Federation of the Phonografic Industry, John Kennedy, os diretores conseguiram captar a tensão existente no debate atual entre detentores de conteúdo da indústria tradicional e artistas da nova indústria. O nome "good copy, bad copy" não poderia ser melhor para ilustrar este contraponto alertando sobre o papel que o direito autoral pode desempenhar tanto para aprisionar estas novas formas de expressão cultural, quanto para libertar a cultura permitindo uma revolução criativa mais profunda. Participam também o criador do Creative Commons e vários outras pessoas ligadas à questão da produção cultural e direitos autorais."

Nenhum comentário: