5 de jul. de 2007

Capital da Cultura ? !

Caxias do Sul foi eleita capital brasileira da cultura para 2008...
Sem ser negativista, concordo (e muitos concordam) com um cartum que está num jornal local: "Agora só falta a cultura". A moça da loja de materiais de desenho com quem conversei hoje pela manhã falou exatamente o que eu tinha pensado quando propuseram a participação daqui no concurso: "Se Caxias é capital da cultura, então Porto Alegre é o quê?"
Claro que vale ressaltar os quesitos avaliados, para não cair numa injustiça: a riqueza étnica, o nível de escolaridade, as manifestações populares, as entidades mil. Mas vejamos: 400 mil habitantes x 1 cinema no shopping. 400 mil habitantes x salas de teatro vazias. 400 mil habitantes e o maior evento cultural do ano até agora é um show dos The Beats. É...
A moça da loja que citei acima comentou sobre uma tarde que passou na capital gaúcha e assistiu 3 peças de teatro a preços módicos. Quando alguém já fez isso aqui?
Quem quer viver de cultura aqui sabe o grau de heroísmo necessário, como é difícil fazer um trabalho sério e ter algum respaldo. Toda essa história cheira a jogada política, coisa pra agradar alguns graúdos. Aliás, a manchete do jornal acima sobre o assunto estava na seção de Política e não na de Cultura. Bastante significativo. As coisas hoje são melhores do que eram antigamente, há mais livrarias, há o Centro de Cultura Ordovás, a Estação Férrea. Quem sabe um dia essa cidade respire cultura, respire uma nova mentalidade e não apenas busque ostentar máscaras, coisa pra dar pompa em discursos solenes.
Mas não vou ficar aqui fazendo uma crítica que não leva a nada. No final das contas, pode ser que esse título sirva pra marcar uma nova fase pros produtores locais... se os políticos ajudarem. Hoje eles estão conscientes de que vão ter que fazer valer o título, afinal, atenções serão voltadas pra cá. Tomara isso abra a mentalidade provinciana dos dirigentes. Oxalá cresça essa cidade mantendo algo do seu lado interiorano na qualidade de vida, aquilo que os grandes centros hoje perseguem pela ecologia e que ainda mantemos quase intacto aqui em cima da Serra.
Ééé, "Cacias". Você apareceu. Agora cresça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou revoltado com esta notícia, putz que pariu, no mínimo tá rolando alta grana do governo federal para encher a pança destes políticos idiotas da cidade. O que podemos e devemos fazer é cobrar para que os investimentos tenham destino certo.