24 de nov. de 2010

Sonho Americano

Sonhar é bom e necessário, mas nossos sonhos devem nos levar à ação, ou ficamos à mercê do acaso (que não nos protege enquanto andamos distraídos). É preciso gratidão e pé no chão. É preciso ser "dono de si mesmo". No mundo virtual também.

Quanto à sociedade moderna, aquilo que chamaram de sonho americano (american dream) parece ter focado demais na compra e venda de produtos. Todo mundo vivendo apenas para consumir. A terra da liberdade também caiu nos mesmos erros do passado, usa sua liberdade para escravizar a si própria no esforço de produzir coisas que não satisfazem ou engrandecem, alimentando o fogo que a consome. A recente crise da economia americana é resultado desse tipo de mentalidade, que está agora forçando a sociedade ianque a cortar gastos e retornar ao básico - o que é bom, pois muitos estão tomando consciência de que é possível viver bem sem consumismo e que a frugalidade é um estilo de vida interessante.



3 comentários:

Le Daros disse...

Cara, muito bom isso...onde é q tu acha essas coisas, Marcão?

Abçs
Leandro

LJAlmeida - Leandro J. Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Ramiro disse...

Muito bom os vídeos que você postou. O nome do blog, Bela Vista Social Club também parece muito inteligente. Dê um duplo significado. :)