14 de abr. de 2010

Mestre da Animação Japonesa


Estou lendo um livro muito interessante: Hayao Miyazaki: Master of Japanese Animation
Me pergunto como levei tanto tempo sem conhecer um trabalho tão genial. Meu primeiro contato com as animações de Hayao e seu estúdio Ghibli foi com o bem conhecido Spirited Away, ou melhor: A Viagem de Chiiro, que a Disney levou pros cinemas mundiais acredito que quase uma década atrás - 10 anos que não tiraram o brilho de um clássico do cinema em animação. São obras assim que mostram que há coisa boa no cinema e quadrinhos japoneses.
Outro filme dele que assisti (talvez único além do Chiiro) foi o Castelo Animado.
Miyazaki, que ao meu ver é um diretor tão autêntico como um Tim Burton. Escreve roteiros que retratam assuntos bom profundos e "adultos", mas tudo envolto em uma aura de fantasia e inocência, através de um traço leve, mas de uma atmosfera única.
Parece coisa de criança, mas vai muito além disso.
Sua imaginação não se limita a trafegar pelos universos fantásticos clássicos, mas ele mesmo cria criaturas de toda espécie pra povoar esse nosso estranho mundo real.
Outras obras que merecem destaque são Nausicaa do Vale dos Ventos, Porco Rosso, Princesa Mononoke e Meu Vizinho Totoro. Mas há tantos outros mais que estou descobrindo em minha leitura, que com certeza merecerão uma assistida e de preferência um lugar na estante desse novo fã.

2 comentários:

Le Daros disse...

Muito tri Marcos!
Uma hora dessas vou aí pegar emprestado, heheheheh!
Abçs

Marcos disse...

Pois é!
4 quadras de distância e nem um nem o outro cria vergonha na cara de ir visitar, né!