23 de mai. de 2009

4o Coxias e decolando





Mais um Coxias Caxias - Mostra Internacional de Quadrinhos.
Dessa vez ocorreu à noite nas dependências da FSG, como parte da semana acadêmica de design, que tinha por tema o desenho à mão.
Enfim:
Mais e mais quadrinhos babáveis, telão, sorteios e o inspirador clima da presença de artistas de quadrinhos, mostrando seu trabalho ao vivo.
O veterano caxiense Altair Gelatti novamente compareceu, desenhou e deu toques a interessandos (entre eles muitas meninas, o que mostra que essa arte realmente atinge públicos de todas as idades, generos e estilos).
Iuri Reblin de São Leopoldo/Porto Alegre, autor do livro 'Para o Alto e Avante' é teólogo e é como deveriam ser todos os caras que professam fé e algum conhecimento de Deus: um cara bacana, simples e de boas idéias - seu livro fala da maneira que os super-heróis tocam nessa questão que é universal do homem, que é busca por um herói, um salvador, sob diversas abordagens (parece ser uma leitura interessante). Também estava por aí o ilustrador porto-alegrense Miguel Castro (também portoalegrense e gente fina) que ilustrou A Bíblia em Quadrinhos e mostrou os originais de seu próximo trabalho Jesus em Quadrinhos e também outras HQs humorísticas, tudo na técnica tradicional, desenhado e pintado à mão. Também estava mostrando seus originais Rodolfo Tayler Zampieri, que é um aluno da FSG e está ilustrando um novo lançamento 'Encanto dos Bichos' da editora do Maneco.
Achei muito legais os álbuns da série Cidades Ilustradas: Porto Alegre, Salvador (Marcelo Quintanilha), Belo Horizonte (Miguelanxo Prado), São Paulo (David Lloyd) e Cidades do Ouro. Os livros são uma espécie de livro turístico mas desenhado por quadrinistas, entre eles grandes nomes internacionais. Também curti demais as 1000 tiras de Xaxado, La Neige, Blankets, Alieen, Che, só pra citar alguns que pretendo ler e quem sabe colocar na prateleira.
O quinto Coxias será na feira do livro de Canoas, que tem uma média de público de 50.000 pessoas, que certamente trará pontos pros quadrinhos. O sexto promete ser o maior até agora, segundo o organizador Marko Ajdaric.
Valeu mais uma vez!

Nenhum comentário: