27 de abr. de 2009

Na Coxia dos Quadrinhos de novo!


Tá meio devagar esse blog, mas tá vivo, hehe.
Sábado (dia 25) fomos eu e o Leandro juntos conferir o que tava rolando no Coxias Caxias Mostra Internacional de Quadrinhos que teve sua terceira edição.
Tavam marcando presença o grande humorista gaúcho Santiago, acompanhado de um outro cartunista portoalegrense que se não me engano se chama Legal-Z, além dos caxienses Zambi e Tanus, que iam mostrar ao vivo a confecção de uma (ou 2?) HQs.
Santiago falou da profissão de humorista, um pouco de história (o cara já tem 39 anos de careira) e mostrou muita inteligência e bom humor (como suas tiras por sinal) e também uma simplicidade admirável. Falou dos ramos das artes visuais e deu dicas profissionais e educacionais incentivando alguns estudantes que ali estavam. O outro cartunista mostrou sua criatividade e iniciativa, mostrando um método inovador de divulgação de seu trabalho: ele coloca uma página de seu gibi num envelope e larga em pontos da cidade com seu site anotado, convidando as pessoas que gostaram a acessar. Tive de sair cedo, só deu tempo de pegar o começo da parte do Tanus, mas achei interessante o que ele disse sobre a carreira de desenhista: "é menos importante desenhar super bem do que saber o que fazer com seus desenhos". Achei bem legal, pois tinha lá minhas desconfianças que o professor Tanus pudesse ser daqueles halterofilistas do traço (o cara desenha demais, por sinal) mas mostra ter uma cabeça ao nível de seu talento com os lápis. Talento que o Zambi tem de sobra também. Bom ver esses novos talentos locais fazendo essa ponte de comunicação, que ajudam a dar visão e a fazer a cultura se difundir.
A mostra tava legal, como sempre, com obras pra variados gostos (cores e amores) além das dicas antenadas. Interessante saber que existem países como a Sérvia que só publicam se tiver qualidade, pensando no impacto produtivo na cabeça das crianças por exemplo. A iniciativa do organizador Marko Ajdarić merece aplausos. Espero um dia ver em Caxias um eventão daqueles de quadrinhos que tem nas grandes capitais, onde vai tia, vô, sobrinho, cachorro. Mas enquanto isso, temos de comer filé, fazer o que...

Nenhum comentário: