14 de jan. de 2010

Surfando bem na web

Em meio ao turbilhão chamado era da informação há dois extremos em que ninguém deveria se encontrar: o primeiro, é a falta de informação, o segundo, é a overdose dela. Como tudo na vida, o importante é um equilíbrio.

Já que em informática tudo vai ficando obsoleto numa velocidade vertiginosa, hoje você aprende algo pra depois simplesmente jogar fora e não adianta querer bater pé em cima de programas ultrapassados enquanto todos vão se atualizando (e é divertido se atualizar, sempre tem alguém que cria algo interessante e inovador) o negócio é dançar a música, mas não girar demais até ficar tonto, pois se você for tentar ouvir o que todos dizem, tudo é novo e melhor...

Minha técnica se baseia em não perder tempo tentando acompanhar tudo, mas de tempos em tempos dar um upgrade. Simples. Agora, acertar as escolhas já depende não apenas espírito desbravador, mas de um pouco de tato, bom gosto e auto-preservação (evitar o lixo). Olhar as melhores tendências é saber pra onde o barco anda. Assim tem sido, com a Apple e com várias outras. De tempo em tempo, vou lá, e vejo o que há de melhor e mais sólido nas melhores fontes e incorporo, pois ficar flutuando atrás de tudo que é tendência é pra quem não tem muito o que fazer ou é mosca tonta.

Bom, esse papo tá meio besta e até meio nonsense e redundante (muita gente faz isso), mas mando uma dica quentíssima pra recompensar os que tiveram a insistência de ler minhas divagações até aqui:

Pearltrees é um site que me parece ter chegado perto do definitivo (se esse termo existisse em web) no que diz respeito a organizar todos o sites que você usa e gosta. É bem melhor que os bookmarks do navegador que quando dá um pau você perde, é bem melhor que um Del.icio.us da vida em termos de navegação e é até melhor do que agregadores como o Netvibes (que não consegue abraçar todo meu raio de interesses em um só lugar, é só uma boa página de entrada no meu caso, com novidades de alguns sites interessantes).

E por coincidência ou não, nesse ano novo começo uma nova fase na web, com todas as minhas páginas organizadinhas sob meus olhos de maneira bem visual e prática. Vai dar um pouco de trabalho até pegar o jeito, o site ainda está no início, mas vale a pena.

Nenhum comentário: