9 de mai. de 2008

Animania - semana de 12 de maio em diante



Programação da semana:


O Animania, começa uma série de programas que, nos domingos do mês de maio, receberá alguns dos talentos que animaram a série "Juro que vi". Sempre aos domingos às 19 horas, na TV BRASIL. (Em Caxias, UCS V, canal 27 UHF)
Nesse primeiro programa, Zeca 2D fala com Sérgio Glenes, animador e diretor de arte de vários filmes de animação. O programa exibe o primeiro filme de Sérgio como diretor, o bem cuidado "yara" da série "Juro que vi". Sérgio fala do desafio que é fazer a arte de fimes com concepções tão distintas entre si e é exibido Trechos do filme "Matinta perera", outro filme da série com mitos folclóricos. Também serão mostrados: "Atirei o pau no gato", a famosa cantiga de roda animada e seu mais recente filme "O Despejo". na dica animada, Sérgio fala sobre como o animador tem que estar atento à sua volta na criação de seus personagens. Sandro Lopes, parceiro de trabalho de Sérgio Glenes também aparece e mostra trecho de sua primeira direção: "Se essa rua fosse minha".


A Maratona Animania continua de segunda à sexta, com reprises e na semana teremos:

12/05 - Regionalização da Animação
Zeca 2D fala com o gaúcho Lisandro Santos e o mineiro Léo Ribeiro sobre regionalização da animação no Brasil. os animadores brasileiros se organizam para viabilizar trabalhos e fomentar o mercado brasileiro de animação e regionalização é a palavra da hora entre eles. O Animania participa desse debate sobre a importância de ações políticas nos vários estados brasileiros, com depoimentos de um incentivador da animação: josé araripe e dos animadores: Márcio Ramos, do Ceará e Alê Machado, de São Paulo. o programa ainda exibe um filme de Lisandro: "Árvore-casca" e um filme de Léo: "Roque, uma Jogada Mortal". Ótimo programa.


13/05 - Dia da Criança na Mídia

o programa é dedicado ao Dia Internacional da criança na Mídia e exibe só filmes animados por crianças: "A conquista do dia pelo sol" e "Dom Quixote vai à copa", Feitos por alunos da escola Tristão de Athaíde, no Rio de janeiro. "WIRANDE", animado por crianças indígenas no Xingú e "a Velha a fiar", clássico já filmado por Humberto Mauro e agora animado por crianças do interior de São Paulo na Oficina do Núcleo de Animação de Campinas.

14/05 - Rosária
Zeca 2D fala com a animadora carioca rosária que é considerada entre os colegas e entendidos no gênero como uma das mais jovens e promissoras esperanças de nossa animação. Ela produz animações para cinema, TV e publicidade, como desenhos para a série "Menino Maluquinho" (TVE), além de vinhetas para a minissérie "Hoje é Dia de Maria", para o infantil "TV Xuxa" e para os "Plim Plims" da TV Globo. o programa ainda exibe seu primeiro filme autoral: "Tem Um Dragão no Meu Baú" , Animação de lápis sobre papel, muito bem resolvida em seu enxuto espaço de tempo. Na dica animada Rosária fala de como animar as extruturas de um personagem.

15/05 - Alba Liberatto
nesse animania, Zeca 2D fala com Alba Liberato, roteirista e animadora baiana que junto com seu parceiro Chico Liberato impulsiona a animação baiana. Os dois têm uma história ligada a animação já há mais de quarenta anos produzindo curtas e um dos primeiros filmes longas brasileiros animados, o belo "boi aruá", que o Animania exibe em generosos trechos pontuando a importância da mulher na cultura sertaneja.


16/05 - Érica Valle
Nesse programa, Zeca 2D fala com a animadora Érica Valle sobre sua carreira e suas experiências com animação "Stop-motion", com areia e com recortes. o programa mostra trechos de seus primeiros experimentos, seus trabalhos como animadora para outros diretores. também exibe seu primeiro filme autoral: "Gilda e Gilberto" e seu mais recente trabalho, a elogiada animação: "Primeiro Movimento". Na dica animada Érica fala sobre animação de recortes, técnica que usará no seu novo filme.

(agradecimento por ter lançado mais essas dicas: Luciana Lain)

Nenhum comentário: