28 de jul. de 2007

Cauda do Cometa, Dinhêrrra e um passinho pra trás, pessoal

Prefiro falar de coisas que gosto, mas a realidade às vezes nos obriga a falar de coisas que detestamos. Não se trata de nada pessoal contra ninguém, mas contra uma atitude. Tenho há muito tempo me deparado com isso e nunca consigo engolir, quero dividir duas historinhas que mostram bem a coisa:
1) Um publicitário ( da velha guarda caxiense ), foi apresentar um trabalho para um cliente e fez a seguinte observação a respeito de si mesmo: EU PEGUEI A CAUDA DUM COMETA E TÔ ANOS LUZ À FRENTE! Quando ouvi isso eu ri, mas os empresários que estavam ali não devem ter sabido o que fazer. Humilde, né?
2) Agora invertendo os papéis do vilão e do mocinho: Outra publicitária foi certa vez a um coquetel qualquer, e lá estava um de seus clientes de carteirinha, um dono de uma rede de lojas. Ela, foi conversar com ele, com seu entusiasmo típico de publicitário, querendo quem sabe, vender a idéia de uma nova campanha (que renderia bons lucros ao cidadão!). Papo vem, papo vai: a vida, negócios e tal, ela solta: Cara, tenho um mooonte de idéias pra gente colocar em prática... Ao que o sujeito deu de ombros, ironizando: -É? E dinheiro, tu tem? Deu as costas e saiu rindo.

São dois casos isolados, há muito mais de onde saíram esses. O primeiro caso é bem típico dos meios da mídia, da publicidade, moda, design, etc. O segundo é a velha ganância a serviço do regresso. Representam bem um tipo de mentalidade atrasada: zémanés que querem que tudo a sua volta seja o mais ignorante possível para se manterem por cima. E o ruim é que eles têm influência! Pessoas assim no topo da hierarquia social são um atraso para o coletivo, as coisas poderiam dar "certo passo" se não fosse assim. Isso existe por toda a parte, não só aqui na serra gaúcha, porém a idade média ainda persiste por aqui, de vez em quando, graças a tipinhos assim. Talvez pareça normal, tudo bem, oposições fazem parte do jogo, mas como é chato ver os erros se repetindo. Como é chato olhar pra frente e saber que volta e meia se terá que deparar com esse tipo de coisa....

Nenhum comentário: