14 de mar. de 2009

Coxias Grande do Sul


Tive a gratificante oportunidade de comparecer no evento chamado 2° Coxias Caxias / Mostra Mundial de Quadrinhos , que ocorreu hoje de manhã (14 de março) na livraria O Livreiro.
Capitaneado pelo jornalista e sabedor dos quadrinhos Marko Ajdarić, foi um encontro que pôde dar uma mostra do que há de melhor sendo feito no Brasil e no mundo em matéria de literatura em quadrinhos. Álbuns que deixam qualquer admirador de quadrinhos (e não-admiradores também) babando.
Quem compareceu pôde ver e folhar as obras expostas e ouvir um pouco sobre elas. A abertura foi feita com a exibição da animação Rê Bordosa e seguiu com a mostra.
O precursor da arte na cidade, o veterano desenhista Altair Gelatti deu uma palestra informal falando dos quadrinhos que publicou no início da década de 70 e que fizeram história. Mostrou seus (belos) originais e falou das desventuras que povoam o mercado editorial, as quais teve de enfrentar na época, que o levaram a investir em seu talento de forma independente.
É muito bom ver que a arte se desenvolve e se populariza e que tem pessoas fazendo a coisa fermentar na cidade, que precisa muito de incentivos culturais de toda espécie (quem dera pras HQs!). Voltei pra casa sentindo novamente aquele gostinho de quando comprava um gibi e tinha o tempo todo pra me jogar na cama e ficar curtindo uma boa leitura.
Que venham os próximos encontros! Há nomes ainda a serem reconhecidos e muito pra mostrar, tanto pra quem é do meio quanto pro público em geral.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bah, show de evento. Eu não pude comparecer por razões de trabalho, mas fico feliz pela participação do colega. òtima iniciativa!
Abraço